segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Reforma Protestante

Em 31 de outubro celebra-se o aniversário da Reforma Protestante. Para os menos conhecedores da história, isso só complicou as coisas. Percebo isso com freqüência quando tento responder as dúvidas de meus amigos sobre o porquê de haverem tantas igrejas diferentes por aí... luterana, metodista, quadrangular, presbiteriana, adventista, e por aí vai... até os batistas (denominação da qual eu participo) são complicados de explicar, tem os batistas brasileiros, gaúchos, pioneiros, nacionais, independentes, heeeeelp! Geralmente quando passo da segunda ou terceira igreja meu ouvinte já quer falar sobre resultado do futebol do último final de semana.

Realmente, antes de 31 de outubro de 1517 as coisas eram mais simples. A palavra Cristianismo referia-se basicamente a Igreja Católica Romana (embora já tivesse ocorrido uma divisão que originou Igreja Ortodoxa, mas esse não é o tema desse artigo). A Igreja Católica, por sua vez, considerava a si mesma a única igreja oficial, única representante de Cristo na terra. Contudo, encontrava-se muito longe daquilo que Jesus havia pregado.

Basta uma lida na Bíblia e algum conhecimento de história para perceber. A venda de indulgências, a desigualdade entre o clero e o povo, as disputas políticas e pelo poder, entre outras coisas, foram fatores motivadores da Reforma. E esse nome “reforma” não é por acaso. Lutero, ao que conta a história, não intencionava criar uma nova igreja, mas sim fazer com que a igreja romana voltasse às suas origens. Essa, entretanto, não era bem intenção do Papa e a situação acabou em uma separação dolorosa.

Embora hoje tenhamos que conviver com um grande número de igrejas diferentes, a Reforma defendeu 5 princípios importantíssimos: 1) a autoridade da Bíblia; 2) a salvação pela graça; 3) a salvação somente pela fé; 4) a salvação somente por Jesus Cristo; e; 5) glória somente a Deus. Além disso, resgatou o princípio de que cada cristão pode dirigir-se diretamente a Deus. (*)

Antes de terminar, quero dizer que não estou aqui para atirar pedras na doutrina católica. Isso porque o que tem sido chamado de “evangélico” no Brasil hoje possivelmente esteja também precisando de uma reforma. Mas, quero dizer que, embora os homens muitas vezes tenham suas diferenças no que se refere a religião, o Evangelho continua e sempre continuará sendo o mesmo. A salvação encontra-se somente em Jesus, e a Bíblia permanece sendo a revelação dessa mensagem a nós.

Muitas vezes me envergonho do que é feito em nome de Deus por aí. Mas faço minhas as palavras do apóstolo Paulo quando disse: “Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).

A pergunta que fica é: você já se arrependeu de seus pecados e depositou toda a sua confiança em Jesus como seu Senhor e Salvador? Reformas, divisões e diferenças sempre haverão. Mas a salvação em Jesus Cristo é e sempre permanecerá sendo a verdadeira essência do Evangelho.

abraço,
t+

lauter.linux


(*) Esses 5 princípios contrapõem 5 práticas católicas: a valorização da tradição e da palavra do Papa no mesmo grau que as Escrituras, a venda de indulgências, a doutrina da salvação pelas obras, a intercessão aos santos e a necessidade do padre como intermediário entre os homens e Deus.

(**) Quem quiser ler meu testemunho e saber um pouco sobre minha caminhada pode fazer isso clicando aqui.

Um comentário:

  1. Penso que a reforma protestante foi influenciada por um desenvolvimento econômico e social do capitalismo (proto) , onde o poder não poderia mais ficar centralizado na Igreja Católica( apesar e que se nao fosse a intervençao dela,os barbaros teriam destruido tudo(ex; obras literarias).Vejo que essa guerra de poder e saber teologico esta mais viva que nunca ( é só vc ler as dissertaçoes ) . Os principes somente apoiaram Lutero porque tinham interesses politicos e economicos . Gosto muito de ler seus textos , e refletir sobre o evangelho.lembro que quando estava no CESB nao prestava muito atençao nas aulas de Historia, talvez porque a escola somente ensina a vc memorizar e obedecer (geraçao xerox) , reproduzir uma sociedade injusta e alienada. Penso que Jesus morreu porque ele falou a verdade , e foi assassinado pelos sacerdotes e lideres da epoca . Li seu testemunho , penso que somos seres historicos e que registrar isso é importante . Bom , acho que sou o teu colega que frequentava a Igreja Assembleia de Deus (rsrr), e esse registro me fez recordar o quanto é importante falar sobre Jesus ( meu filosofo predileto).
    Paz seja convosco!
    Paulo

    ResponderExcluir