quarta-feira, 19 de maio de 2010

Relato de uma caminhada

Quero compartilhar esse texto com todos aqueles que em algum momento fizeram parte da minha vida. Trata-se do relato dos fatos que foram mais importantes para mim e de como tudo se transformou quando conheci Jesus.

As coisas começaram a mudar em 1998, época em que morava em São Borja e estudava o segundo ano do segundo grau no CESB. Naquele tempo, minha família era muito ativa na Igreja Católica. Eu mesmo havia participado de muitos retiros e meus melhores amigos faziam parte dos grupos de jovens da igreja. Na época as coisas estavam aparentemente bem. Eu tinha meus conflitos como todo adolescente... mas nossa família passava por uma situação financeira estável, eu tinha uma namorada, boas notas, aparentemente nenhum motivo grave para me preocupar.

Foi quando conheci um colega que participava da Igreja Assembleia de Deus. Na época, essa era uma igreja conhecida em minha cidade pelo uso de costumes. Homens usavam terno nos cultos e mulheres andavam sempre com cabelos compridos e saias longas. Mas esse meu colega era diferente de todas as pessoas com quem eu já havia conversado. Ele falava muito sobre a Bíblia e constantemente falava sobre o juízo de Deus. Ele questionava minhas práticas na Igreja Católica e me deixava sem argumentos. Aos poucos eu fui percebendo que havia muita coisa errada na minha vida... mas me faltavam forças para tomar uma decisão por aquilo que Deus estava falando no meu coração.

Depois de participar de alguns cultos na Assembleia de Deus, acabei por me afastar desse colega e também da igreja. Me sentia fracassado por não ter sido capaz de tomar uma decisão firme e obedecer a Deus. Mas durante esse período de conflitos, passei a ler a Bíblia. Talvez por curiosidade. O fato é que minhas atitudes também acabaram mudando para melhor em casa. Também passei a questionar a religião que minha família seguia. Minha mãe, por ter visto a mudança na minha vida e ao ouvir meus questionamentos, também começou a ler a Bíblia e buscar conhecer a vontade de Deus mais profundamente.

Eu a cabei me afastando tanto da Igreja Católica como da Assembleia de Deus. Iniciou-se um período em que fiquei totalmente perdido. Sentia-me culpado no namoro pois sentia que ele não agradava a Deus. Depois de muito tempo acabamos rompendo o relacionamento. Com o passar dos anos meu coração foi ficando duro. Sentia-me totalmente vazio por dentro e não conseguia mais desenvolver amizades verdadeiras. Fui me tornando alguém muito diferente de como eu gostaria de ser.

Mas Deus, na sua infinita misericórdia, não parou a sua obra em minha família. Minha mãe, depois de estudar muito a Bíblia e diversas religiões, estava convicta de que Deus tinha um caminho diferente para nossa família. Depois de muita procura, visitou um dia a Igreja Batista de Santa Cruz do Sul. Ao entrar na igreja e assistir o culto, sentiu Deus falar-lhe no coração que ali era o lugar que Ele havia preparado para nossa família.

Nessa época eu já havia iniciado e largado o curso de Ciência da Computação na UNISC. Havia também trabalhado em uma empresa em POA e depois voltado para Santa Cruz. Estava começando a trabalhar com um amigo de Itaqui de quem me tornaria sócio. Foi quando sofri um acidente de carro depois de uma festa. Por misericórdia de Deus não sofri nenhum ferimento grave. Foi o evento que faltava para que eu me aproximasse dos jovens da Igreja Batista de Santa Cruz do Sul. Ali fui recebido com muito amor e passei novamente a ouvir a Palavra de Deus. Ganhei uma Bíblia de presente a comecei a ler as Escrituras novamente.

Passados alguns meses, fui morar em Santa Maria. Lá iniciei, em sociedade com meu pai e com o amigo de Itaqui, uma empresa na área de Tecnologia. Ali, enquanto me dedicava quase que exclusivamente para o trabalho, longe da família e amigos, passei a ler muito a Palavra de Deus. Trabalhávamos muito, até nos finais de semana. Em muitos domingos eu saía da empresa perto das 19:00, ia aos cultos e voltava novamente ao trabalho.

Foi em um desses cultos que Deus falou novamente comigo. Primeiro através do testemunho de um dos líderes dos Gideões (uma missão que distribui Bíblias gratuitamente) e depois em uma pregação sobre o batismo. Nessa ocasião, procurei o pastor e disse que gostaria de ser batizado. O pastor pediu para que eu o visitasse na próxima semana e então passamos a nos encontrar semanalmente.

Em uma dessas conversas ele me explicou que Deus nos salva por sua graça, através do sacrifício de Jesus Cristo. Até aquele momento eu acreditava que precisava agradar a Deus para então ser aceito por Ele. O pastor me mostrou que eu deveria entregar minha vida a Jesus Cristo e aceitá-lo como meu Senhor e Salvador. Depois desse passo de fé, frequentei algumas classes da Escola Bíblica Dominical e fui batizado.

A Bíblia diz que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”. (Romanos 3.23-24). Aceitar a Cristo significa morrer para a velha vida e iniciar uma nova vida, guiada pelo Espírito de Deus.

Muitas coisas aconteceram em minha vida desde então. Em minha caminhada tive erros e acertos, pois ainda tenho muitas coisas para aprender. Mas Deus me abençoou! Ele providenciou para mim uma mulher que hoje é minha esposa e que tem sido minha companheira e auxiliadora. Minha família, que por muitos anos esteve desunida, foi unida por Deus novamente de uma forma milagrosa. Hoje vejo em meus pais um grande exemplo de vida e temor a Deus. Deus também me abençoou com grandes amigos em quem tenho a certeza de poder confiar. Também toco guitarra em uma banda e buscamos anunciar a mensagem da salvação através da música.

Depois de um ano de casados, minha esposa e eu decidimos, depois de muita oração, mudarmos para a cidade de Ijuí para cursar o curso de teologia. Estou amando esse curso cada vez mais. Uma palavra da Bíblia que tem sempre me acompanhado diz:

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1.8-9)

Aos meus amigos, quero deixar um texto bíblico que diz: “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6)

Tenho vivido e experimentado que a Palavra de Deus é real e verdadeira. As coisas coisas que vivemos nessa vida são passageiras, mas sábio é aquele que coloca seus pensamentos nas coisas eternas. A Bíblia afirma claramente: “busquem ao Senhor enquanto se pode achar” (Isaías 55.6). Talvez hoje seja o momento de você tomar a decisão de entregar sua vida a Jesus Cristo.

Se esse é o seu desejo, fale com Deus com sinceridade e busque alguma igreja que possa lhe ajudar. Foi assim que aconteceu comigo e pode ser com qualquer pessoa. Se você já tem uma religião, peça a Deus com sinceridade para que Ele lhe mostre se ela está de acordo com o que a Bíblia realmente ensina. A salvação encontra-se em Jesus Cristo e o testemunho de Cristo encontra-se na Palavra de Deus.

Um grande abraço pra todos que estão lendo esse texto, especialmente para aqueles amigos que não tenho visto há muitos anos. Desejo de coração que Deus abençoe a todos vocês!

Na paz de Cristo,

Gabriel Girotto Lauter
Maio/2010

2 comentários:

  1. Gabriel, tu estás morando em Ijuí atualmente? Eu moro há 8 anos, desde que saí de São Borja em 2002...
    Me formei em História pela Unijuí ano passado, com muito sacrifício, mas que valeu muito a pena, sou um apaixonado pelo curso que fiz.
    Atualmente trabalho no DCE da Unijuí, na sede Acadêmica (tarde e noite) e a partir da semana que vem até setembro, lecionarei História no Colégio Sagrado Coração de Jesus durante as manhãs.
    Não sou muito religioso, te confesso, mas desde o início do ano eu venho recuperando aos poucos a minha fé (inclusive ganhei de uma prima uma Bíblia muito linda que me estimula bastante), e creio que essa boa nova de retornar à sala de aula como professor (dei aula em outras oportunidades aqui em Ijuí) é um sinal.
    Se puder entrar em contato, meus telefones são 9934-0058 e 9165-0178.
    É bom reencontrar as amizades antigas e saber que estão felizes e abençoadas
    Um grande abraço
    Italo Drago

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel
    Glória a DEUS
    Lindo testemunho....
    DEUS é fiel e com certeza já tinha planos para vc e toda sua familia.....
    Grande abraço mano
    Na paz do Senhor
    Vini

    ResponderExcluir