domingo, 10 de junho de 2012

Teologia

Hoje, ao voltarmos para casa, eu e minha esposa pegamos um taxi. Quando chegamos ao seminário em que atualmente moro e estudo, o taxista perguntou se ali era uma faculdade de teologia. Logo em seguida disse: Teo vem da palavra Deus não é? Como alguém pode estudar Deus? Em nossa breve conversa, ele afirmava que a palavra estava errada, pois não é possível alguém estudar Deus.

Em certo sentido ele está certo, mas creio que não totalmente. Acho que cabe aqui fazer algumas observações a respeito do tema. Em primeiro lugar, Teologia não significa necessariamente um "estudo" sobre Deus. O termo logia vem da palavra logos, que significa palavra. Teologia também seria bem traduzido como "palavras a respeito de Deus". Nesse sentido, todo mundo é um teólogo. Basta conversar com qualquer pessoa (e creio que até mesmo o meu amigo taxista) para perceber que todo mundo tem alguma ideia sobre Deus. Até mesmo o ateu, quando afirma que Deus não existe, está de certa forma fazendo teologia, mesmo que não concorde com a ideia.

A grande questão é: como podemos conhecer algo a respeito de Deus? O fato é que Deus se revela de diferentes maneiras. Uma delas é através da criação. A própria natureza, a grandiosidade do céu com suas incontáveis estrelas, a beleza do por do sol, a complexidade de uma semente que dá origem a uma árvore ou o milagre da vida revelam algo da grandeza e sabedoria de Deus que criou todas essas coisas. O ser humano, como parte da criação, revela de maneira especial características divinas. Isso porque ele possui em si a imagem de Deus. A criatividade e o amor são somente alguns exemplos de virtudes que sabemos que procedem de Deus.

Entretanto, todas essas coisas não seriam suficientes se não tivéssemos também a Palavra de Deus, a Bíblia. Ela é a revelação especial de Deus que nos permite entender corretamente como as demais coisas refletem as características divinas. Por isso, toda a boa teologia deve estar baseada na Bíblia.

Por fim, a plenitude da revelação divina se manifestou em Jesus Cristo, que tornou-se homem e esteve entre nós para que pudéssemos conhecer a grandiosidade do seu amor. Quando temos um encontro pessoal com Jesus Cristo pela fé, vemos o mesmo poder desse Deus que criou todas as coisas agindo em nossa vida, e temos a certeza de que Deus não é algo distante ou um conceito abstrato, mas algo bem real e presente.

Assim, para ser um teólogo de verdade, é necessário ter um relacionamento com Deus. E você? Já experimentou esse encontro pessoal com Jesus? Ou os seus conceitos pessoais a respeito de Deus acabam lhe impedindo de viver uma experiência real com Deus? Ainda há tempo, o Pai Celestial espera por você... olhe para a maravilha da criação, olhe para a Bíblia, olhe para Jesus!

t+

lauter.linux

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Por que pastor?

Muitas vezes as pessoas me perguntam por que deixei minha carreira na área de TI para estudar teologia... Na verdade, continuo usando todos os talentos que Deus me deu. O que mudou em minha vida foi o foco, meu alvo, meus objetivos...

Essa semana encontrei um vídeo que expressa muito bem aquilo que penso e é com muito prazer que compartilho com todos vocês. Esse vídeo mostra, da maneira mais clara possível, a essência do Evangelho.




Um grande abraço!
T+

lauter.linux